Na hora de reformar sua casa, saber por onde começar é fundamental e pode poupá-lo de muitos problemas!

 

A ansiedade para ir às lojas de materiais de construção e começar logo a reforma da sua casa é sempre grande, mas algumas precauções são fundamentais para que este sonho não se transforme em pesadelo.

 

Confira estas 5 coisas das quais você não deve – em hipótese alguma! – se esquecer:

 

1 – Defina as prioridades de sua reforma

Pense, antes de mais nada, naquilo que precisa ser reformado urgentemente. Itens como goteiras, vazamentos, infiltrações e coisas do gênero precisam ser prioritários.

Antes de iniciar a parte estética, invista na infraestrutura de sua casa, afinal será ela a verdadeira responsável pela manutenção (ou elevação) da sua qualidade de vida.

 

2 – Busque referências de reformas bem-sucedidas

Graças ao boom da internet e das mídias sociais, encontrar exemplos de reformas bem-sucedidas tornou-se algo simples. Para facilitar o trabalho dos pedreiros, arquitetos e demais profissionais que te auxiliarão, tenha em mãos referências claras de qual resultado final você deseja.

Escolher itens a esmo, sem uma “bússola”, pode induzir você a cometer erros dos quais se arrependerá mais tarde. Portanto, antes de pôr a mão na massa, encontre as fotos da “casa dos seus sonhos” – dentro do seu orçamento, é claro.

 

3 – Contrate mão de obra especializada

Certamente você conhece a história de alguma reforma que acabou sendo prejudicada pela péssima prestação de serviço feita por alguém.

Infelizmente, esta decepção é comum. Por isso, não tente economizar buscando profissionais “barateiros” dos quais você não tenha referências confiáveis, pois o que parece ser uma bagatela pode acabar se tornando uma imensa dor de cabeça.

“O que mais ouvimos em nossas lojas são relatos de pessoas que perderam muito dinheiro devido à escolha de maus profissionais”, relata Paloma Henriques, fundadora da Brilho do Sol, loja de materiais de construção cujas unidades são sediadas em Campos dos Goytacazes/RJ.

 

4 – Formalize seus prazos e contratos com os profissionais que participarão da sua reforma

Esta é uma dica diretamente relacionada à anterior. Depois de escolher as pessoas certas, opte pela formalização do vínculo, estabelecendo metas, prazos de cumprimento, etapas da obra e afins.

Nunca pague todo o valor adiantadamente, e solicite orçamentos por escrito e notas fiscais que, no futuro, comprovem que os pagamentos acordados foram efetuados.

 

5 – Adquira materiais de construção de qualidade

A estética até pode ser um alvo de economia, mas a estrutura não. Tome um grande cuidado com materiais de procedência duvidosa ou com preços muito abaixo dos praticados no mercado.

O “cimento mais barato” ou a “telha mais barata” podem te ajudar no início da reforma, mas te causar grandes problemas ao fim dela.

É claro que o preço é um fator de suma importância em qualquer compra, mas busque aliá-lo a padrões de qualidade confiáveis.

 

Planejamento, Pesquisa e Paciência: Os 3 P’s da reforma de sucesso

 

Alinhando as três palavras acima, você estará bem equipado para iniciar uma empreitada repleta de riscos, mas também extremamente necessária. Afinal de contas, reformar a casa é investir no único lugar que sempre estará de portas abertas para você 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Reformas são assim: problemáticas no começo, mas recompensadoras no fim!