Na hora de escolher as telhas, muitos optam pela mais barata, enquanto outros guiam-se somente pela aparência. Descubra como não cair em armadilhas:

 

Elas são, literalmente, um dos mais importantes itens de uma casa, mas, em momentos de construção ou reforma, acabam ficando em segundo plano e, às vezes, são um dos últimos itens escolhidos pelo proprietário.

Durante muito tempo, as telhas tiveram design básico, e diferenciavam-se entre si somente por especificações técnicas. Não mais. Agora, belos telhados são o sonho de quase todo mundo, e eles nunca estiveram tão ao alcance da população em geral.

 

Descubra agora 5 segredos para não errar na escolha das suas telhas:

 

1 – Procure telhas certificadas pelo Inmetro

Telhas precisam obedecer a normas técnicas e, quando o fazem, possuem selos e/ou certificações que garantem que o consumidor não está adquirindo um produto adulterado ou produzido artesanalmente, sem o profissionalismo necessário.

Outra boa dica é consultar o site do Centro Cerâmico do Brasil (CCB), que lista telhas cuja qualidade e confiabilidade já foram testadas e confirmadas pelo órgão.

 

2 – Não escolha apenas telhas bonitas; pense em durabilidade

Embora “cada telha seja uma telha”, especialistas e fabricantes são unânimes ao afirmar que as telhas de cerâmica são as mais duráveis. Algumas, inclusive, chegam a possuir garantias de fábrica superiores a 15 anos!

Outros materiais também são duráveis, mas algumas telhas – por serem mais baratas ou até mesmo mais inovadoras – possuem um belo design, mas podem, a médio prazo, lhe trazer grandes dores de cabeça.

Seja qual for a sua escolha, certifique-se de que as telhas adquiridas resistirão ao tempo e, principalmente, ao clima de sua região. Esse, aliás, é o tema do próximo segredo.

 

3 – Existe uma telha certa para cada clima

Muitas pessoas não sabem que determinadas telhas são mais recomendadas para climas frios, enquanto outras, lidam melhor com o calor.

Tons escuros em telhas de concreto, por exemplo, costumam reter calor, e podem elevar a temperatura da casa. Por outro lado, telhas de metal recheadas podem facilitar a saída do calor no inverno. Até mesmo a maresia deve ser levada em conta quando você está adquirindo telhas para uma casa na praia!

Portanto, antes de escolher a telha perfeita, pesquise o máximo que puder sobre as consequências da ação do clima sobre o material do qual ela é feita.

 

4 – O tamanho da telha precisa dialogar com a inclinação do telhado

Caso sua obra não tenha nascido a partir de um projeto arquitetônico profissional, é quase fatal enfrentar problemas inesperados. Um deles, por exemplo, é adquirir as telhas sem levar em conta a inclinação do telhado.

Nos últimos anos, autoridades tentaram facilitar a vida do consumidor e obrigaram os fabricantes a estampar no verso das telhas aquilo que é chamado de “galga média”, ou seja, a distância entre as quais as ripas do telhado devem ficar, além do rendimento útil, que mostrará quantas daquelas telhas serão necessárias para cada metro quadrado.

Ufa! Muita informação, não é mesmo? É por isso que, ao escolher a telha de sua casa, você precisa conhecer o último e mais importante de todos os segredos:

 

5 – Compre telhas em uma loja confiável

A menos que esta fosse sua última opção, você certamente não iria a um médico do qual nunca ouviu falar. Com os materiais de construção da sua casa, o seu cuidado precisa ser o mesmo!

“O consumidor precisa ter cuidado com lojas e depósitos que ofereçam apenas preço, mas não tenham reputação. Existem milhões de casos nos quais o barato acabou custando caro”, alerta Paloma Henriques, proprietária da Brilho do Sol, loja especializada em materiais de construção que possui 3 unidades em Campos dos Goytacazes/RJ

A assistência técnica dada pela loja também é fundamental, e o conhecimento do vendedor pode ser um excelente “termômetro” para que você saiba se está no lugar certo.

 

A escolha da telha certa não é uma ciência exata

 

Além disso, ela também não é uma arte solitária. Pesquise, planeje e peça ajuda a pessoas especializadas na área.

Lembre-se: um telhado bonito e duradouro fará todo o seu esforço valer a pena!